TRANSFORME VISITANTES EM CLIENTES
- Renoar Park

- 30 de abr. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2020

Você já parou para pensar no que aconteceria se as redes sociais acabassem hoje? De que forma você divulgaria o seu negócio? Onde seus clientes te encontrariam? Como manteria o relacionamento com o seu público?
É pensando nisso que, por aqui, temos um seguro anti-crise: nossa lista.
Uma lista qualificada é formada com o contato de pessoas que demonstraram interesse pelo seu negócio. A essas pessoas damos o nome de leads.
Quando uma pessoa cede informações de contato dela para você, isso significa que, em alguma medida, ela quer saber mais sobre aquilo que você vende. E vender pra quem já demonstrou interesse é sempre mais fácil do que para quem ainda não nos conhece. Por isso, ter uma lista de leads é tão importante.
Além disso, ter uma lista de leads serve não apenas para que você crie e mantenha um relacionamento com seus potenciais clientes, mas também pode ser usada para segmentar anúncios, por exemplo.
MAS VOCÊ SABE COMO CONSTRUIR SUA LISTA?
Existem várias formas de conseguir o contato de pessoas interessadas no seu negócio e construir sua lista. Uma das estratégias mais eficientes para isso, quando o assunto é marketing digital, é a utilização de páginas de captura.
Essas páginas, também chamadas de landing pages, recebem esse nome, pois são criadas com o objetivo de capturar leads. Elas possuem elementos que vão atrair a atenção do usuário para que ele forneça seus dados, geralmente em troca de alguma recompensa.
Na prática funciona assim: imagine que você recebe centenas de visitas em seu site ou em suas redes sociais. Mas, as pessoas simplesmente entram e saem e você não tem como se comunicar novamente elas.
Ao usar páginas de captura, você tem a oportunidade de capturar algum dado desses visitantes para, no futuro, voltar a se comunicar com eles.
Com isso, você garante um meio de mantê-los em seu funil de conteúdo até que sejam convertidos em clientes.
Agora, você pode estar se perguntando: qual a diferença entre um site e uma página de captura?
SITES X PÁGINAS DE CAPTURA
A principal diferença entre uma página de captura e um site, é que a landing page é estruturada para guiar o usuário a uma ação que resultará na captura do contato dele. Ou seja, as páginas de captura são criadas para um único objetivo: capturar leads.
Enquanto um site pode conter centenas de informações, blog, galeria de imagens, informações de contato etc., a página de captura é direta e focada. Em um site, o usuário pode realizar diversas ações. Já na página de captura, ele poderá apenas se cadastrar.
O importante é entender que não basta ter uma página de captura para começar a criar a sua lista. Para que essa estratégia funcione, você precisa oferecer algo para seu possível cliente.
FAÇA UMA TROCA
Para conseguir leads qualificados usando sua página de captura, você deve usá-la para oferecer algo em troca das informações de quem a visita.
Dificilmente alguém irá se cadastrar na sua lista se você não oferecer uma recompensa. Por isso, as landing pages servem para capturar leads para as empresas e para os usuários elas são como páginas de download.
Para incluir as páginas de captura na sua estratégia, você deve começar criando algum material gratuito para oferecer ao seu público em troca das informações de contato dele. Chamamos essa recompensa de isca digital, pois com ela atraímos os interessados em nosso negócio.
Essas iscas digitais podem ser e-books, aulas gravadas, tutoriais, check-lists, cupons de desconto etc. O importante é que elas tenham a ver com seu negócio, pois ajudarão a segmentar o público.
No menu, Aulas & Ebooks aqui do nosso site, por exemplo, você encontra várias recompensas que usamos para alimentar a nossa lista.
Quem chegar até elas e decidir baixar o conteúdo, será direcionado para a landing page da isca escolhida e lá deverá inserir seus dados para receber o material por e-mail.
COMO UMA PÁGINA DE CAPTURA DEVE SER
Depois de você decidir que tipo de isca vai usar para a captura de leads, o próximo passo é estruturar sua página.
O título da página costuma ser o da recompensa que você está oferecendo. É importante dar destaque a ele, para que fique claro qual é o material que a pessoa vai receber.
Uma descrição do que é o conteúdo também é importante. Ela deve ajudar a convencer o usuário de que ele precisa da sua isca digital.
O formulário é uma das partes mais importantes da sua landing page. É por meio dele que as pessoas vão ceder os dados de contato delas para você.
No exemplo acima, nós pedidos apenas o nome e o melhor e-mail do visitante, mas você pode solicitar mais informações. Pode pedir o telefone ou fazer perguntas que te ajudem a selecionar melhor esse lead, como de qual cidade ele é, por exemplo.
É importante que você adapte seu formulário às necessidades do seu negócio. Mas fique atento, um formulário com muitas perguntas pode acabar afastando seus leads.
Por fim, não esqueça de usar uma chamada para ação (call to action). Nas páginas de captura, ela costuma aparecer como o botão em que a pessoa clica para confirmar o cadastro.
Você também pode acrescentar outras informações, como a logo do seu negócio e imagens que representem a recompensa que você está oferecendo. Só não deixe que isso tire a atenção do formulário e da chamada para ação.
EU NÃO TENHO SITE, POSSO TER UMA PÁGINA DE CAPTURA?
SIM! Você pode ter uma página de captura, mesmo sem ter site.
Basta procurar ferramentas para criar essas páginas. Inclusive, existem opções gratuitas no mercado.
Você não precisa ser um expert em programação, nem um designer para criar sua landing page. Muitas ferramentas fornecem layouts prontos para você apenas preencher suas informações e oferecer a sua isca digital.
A ferramenta que usamos e recomendamos é o KlickPages. Com ela, é possível criar páginas de captura em 2 minutos ou menos, mesmo sem ter conhecimento técnico.
Depois de pronta, sua página terá um link próprio e você poderá adicioná-lo ao seu site, como fazemos aqui no menu Aulas & Ebooks, ou usá-lo em seus anúncios, por exemplo.
Outro ponto bacana é que você pode utilizar o Pixel do Facebook em suas páginas e usar as informações coletadas por ele para saber mais sobre o seu público e segmentar anúncios.
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DE LANDING PAGES EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Para te ajudar a entender melhor como são as páginas de captura e como elas podem ser aplicadas na sua estratégia, trouxemos alguns exemplos de como elas podem ser usadas.
Fique atento à estrutura das páginas. Você vai perceber que, embora os layouts delas sejam diferentes, elas possuem a mesma estruturação.
Nós da Renoar Park estamos nos esforçando para mantém vocês sempre informado e atualizado, continue nos acompanhando para saber as noticio do Brasil e do mundo> Caso necessite de serviço de valet , administração de garagem, serviço de manobristas nos contate e faça seu orçamento.
Prestamos serviços de estacionamento e valet, com manobristas capacitados e treinados , trabalhamos em empresas, lojas, clínicas, casas de festas, academias, salões de belezas, lojas, restaurantes, entre outros.






Comentários