top of page

Consumo depois do coronavírus para Restaurante, Bares e Varejos?

  • Foto do escritor: Renoar Park
    Renoar Park
  • 8 de mai. de 2020
  • 5 min de leitura

Os hábitos de consumo e o fluxo de compras estão mudando, ainda mais quando consideramos as consequências do COVID-19; essa realidade exige que as empresas adotem novas estratégias e deem o diferencial ao seu cliente.

De acordo com a pesquisa, as atuais circunstâncias globais fizeram dos consumidores mais conectados, informados, exigentes, engajados e conscientes. “Os casos de sucesso já revelam que, no futuro, não haverá varejo sem tecnologia. O conteúdo ainda destaca oito caminhos que estão otimizando a cadeia de suprimentos e que podem ajudar em soluções, investimentos e experiências diferenciadas para os consumidores. Veja abaixo.

Restaurantes e bares

A retomada do movimento nos bares e restaurantes e, consequentemente, de toda a cadeia produtiva do setor, será lenta, já refletindo o que acontece nos mercados onde a epidemia está sob controle. E isso inclui novos procedimentos na cozinha e no serviço, um perfil mais exigente de clientes e custos maiores, porém de olho na otimização.

Analistas dizem que os próximos seis meses serão um grande desafio pela sobrevivência dos negócios, com uma receita marginal basicamente das vendas dividido em mesa, delivery e balcão. Para ele, só a partir de Agosto é que o mercado começará a se recuperar.

A pesquisa apontou que 69% dos consumidores estão dispostos a voltar aos restaurantes daqui a pelo menos dois meses, mas com uma frequência menor do que antes.

Muitos negócios não terão fôlego suficiente para resistir à crise e não vão reabrir as portas quando os clientes voltarem efetivamente às ruas, é a hora dos resilientes, será difícil mais a longo prazo gratificante diz os especialistas.

Cuidados com a contaminação

A retomada da rotina vai exigir um aumento da eficiência na cozinha, com otimização de gastos e processos internos, ser mais cuidados com o manuseio de alimentos.A preocupação com o poder aquisitivo dos clientes pós-pandemia também são citados por Pierre Berenstein, CEO da Bloomin’ Brands, que detém marcas como Outback e Abbraccio. Para ele, os empresários terão o desafio de fazer as pessoas entenderem que o pior já vai ter passado.

Novo consumidor

A retomada dos trabalhos vai incluir, ainda, novas formas de executar o serviço tanto na cozinha como no salão. Isso porque a crise terá gerado o que os especialistas chamam de 'novo consumidor', mais atento, exigente e responsável. FAÇA O DIFENCIAL!

Para o vice-presidente de soluções em foodservice da Unilever, Ricardo Marques, o Brasil tem uma posição privilegiada de entender como será esse novo consumidor, analisando como as pessoas e os empresários estão voltando à rotina na China. Para ele, este mesmo comportamento vai ditar os próximos meses aqui.

Custos

Por fim, somado ao comportamento do novo consumidor virá uma conta salgada a pagar. Os especialistas afirmam que inevitavelmente tudo ficará mais caro com o impacto do dólar na cadeia que já vem acontecendo desde agora.

Entre essas medidas estão o uso consciente de ingredientes no dia a dia dos restaurantes, com cardápios mais assertivos e preparos mais simples, rápidos e que não custem muito no orçamento.

Especialista dizem que se puder investir em serviço de valet, recepção, ingredientes e cozinheiros, invistam, pois isso será um diferencial enorme para seus clientes e você está dando riqueza ao seu negócio, isso a médio e longo prazo terá um valor imensurável.

Pessoas no centro

A centralidade do cliente se tornou o novo epicentro do varejo, isso porquê o nível de exigência do consumidor cresceu significativamente nos últimos anos e promete crescer ainda mais. Hoje, as pessoas exigem transparência das empresas e assuntos como conscientização, sustentabilidade, produção e inclusão impulsionam o posicionamento na hora de fazer uma compra. Não há mais “simples clientes”, a tendência agora é que os consumidores sejam vistos como “agentes da mudança” ou “prosumidores”.

A experiência e a lealdade do cliente

Em parceria com a primeira, essa tendência age de acordo com as mudanças no comportamento e perfil dos consumidores. Aqui as empresas valorizam as estratégias que geram experiências diferenciadas aos seus clientes através de lealdade e estabelecendo uma ligação emocional. Isso fica ainda mais relevante na pandemia da COVID-19 com o isolamento social. Esse é o momento das companhias começarem a investir em novos modelos de trabalho, aprendizados à distância, entretenimento online, entre outros.

A confiança como o motor do crescimento

A confiança é um elemento básico em todo relacionamento. Sem ela, não há sintonia, não há acordos e nem vínculos que possam durar por um longo tempo. Isso vale tanto para a vida pessoal, como para a profissional. O nível de confiança que o consumidor atribui a uma determinada empresa é o que vai fazer ele voltar a escolhê-la ou não. Por isso, as marcas devem mostrar seus valores e buscar por iniciativas focadas em melhorar os níveis de reputação para conquistar uma boa relação de credibilidade.

Rumo a um modelo eficiente e ético no uso dos dados pessoais

O uso dos dados do consumidor é outra ação estratégica notada. Com ela, é possível entender os hábitos de compra, as escolhas e horários de maior fluxo. O recurso permite sincronizar a oferta com as expectativas do cliente e fazer previsões sobre as próximas compras. É importante que as empresas usem essa técnica de forma ética, segura e inteligente, para que a personalização das vendas mostre que o cliente é único e importante.

As novas plataformas e modelos de negócios

Atualmente tudo o que é possível está migrando do mundo físico para o virtual. Novos modelos de negócios e o e-commerce estão crescendo. A tecnologia móvel é um dos principais propulsores das plataformas, já que praticamente todos os consumidores possuem um smartphone em mãos. De acordo com o estudo, mais de 80% da população global tem uma conexão móvel ativa de Internet, e é por isso que o varejo agora é digital: hoje uma compra pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer horário.

Cooperação e colaboração

Os varejistas que entregam um produto de boa qualidade e conseguem garantir o serviço em tempo hábil e a um preço justo, conquistam ainda mais quem está do outro lado. Tudo isso só é possível se for feito de forma colaborativa e organizada. Neste sentido, plataformas que investem em iniciativas de colaboração – inclusive entre concorrentes – para enfrentar a dinâmica das mudanças que estão reconfigurando o varejo chamam a atenção. Esse é o momento em que os pensamentos egoístas foram deixados no passado e o “estamos juntos” é a chave para o sucesso. A parceria entre a Kohl’s e a Amazon é um bom exemplo disto.

A tecnologia como base para o desenvolvimento

Com o novo cenário em que o mundo se encontra, a tecnologia deixou de ser um complemento para se tornar uma necessidade. Hoje, toda a cadeia do varejo depende dela como nunca antes. O mundo tecnológico chegou para modificar os padrões de comportamento, bem como às novas oportunidades oferecidas. E é assim que novos comandos como a inteligência artificial e a realidade aumentada tomam conta dos negócios e só prometem ascender.

Especialista dizem que se puder investir em serviço de valet, recepção, ingredientes e cozinheiros, invistam, pois isso será um diferencial enorme para seus clientes e você está dando riqueza ao seu negócio, isso a médio e longo prazo terá um valor imensurável.




Nós da Renoar Park estamos nos esforçando para mantém vocês sempre informado e atualizado, continue nos acompanhando para saber as noticio do Brasil e do mundo> Caso necessite de serviço de valet , administração de garagem, serviço de manobristas nos contate e faça seu orçamento.

Prestamos serviços de estacionamento e valet, com manobristas capacitados e treinados , trabalhamos em empresas, lojas, clínicas, casas de festas, academias, salões de belezas, lojas, restaurantes, entre outros.


 
 
 

Comments


NOSSOS TELEFONES

(11) 9 8284-6780

NOSSO EMAIL

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h às 18h.

  • https://www.facebook.com/renoarvalet
  • Google+ Social Icon
  • Instagram
PRESTAMOS SERVIÇOS DE VALET :

- Casamentos

- Teatros

- Restaurantes

- Lojas

- Shows

- Aniversários

- Confraternizações

- Entre outros

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1615 - Vila Olimpia- São Paulo/SP

CEP: 04548-005

 

© 2011 - 2021 Renoar Park - Estacionamento  - Todos os direitos reservados

bottom of page